Muitos rios da Europa nascem nas montanhas dos Alpes: Reno, Pó, Inn, Ródano e Ádige, além de alguns afluentes da Danúbio, um dos mais longos rios do continente.
A maioria dos rios europeus é de extensão relativamente pequena, porém são numerosos e tiveram papel fundamental no povoamento, para a agricultura, para o transporte e para o comércio do continente. Os muitos rios europeus de planície possuem longos trechos navegáveis, facilitando o comércio entre deferentes regiões.
Fatores principais que influenciam a navegação fluvial:
Relevo- enquanto os rios de planícies são ótimos para a navegação, os de planalto costumam apresentar cachoeiras. A evolução da engenharia já supera esse obstáculo com a construção de comportas ( eclusas).
Clima- Nas áreas muito frias, a navegação nos rios é feita somente na primavera e no verão; no outono e no inverno, em razão do congelamento, fica paralisada. Nas áreas com seca prolongada, a navegação também é prejudicada pela grande variação do nível das águas. Nesse casa, a solução tem sido a construção de represas ou barragens, que regularizam o nível das águas.
Rio Danúbio
Rio Reno
Nenhum comentário:
Postar um comentário